Home > Blog > Sem categoria > A CHAVE DO TAMANHO

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

A CHAVE DO TAMANHO

1 de junho de 2020
6 Comentários

Minha infância foi marcada por aventuras fantásticas…  Eu viajava no tempo e no espaço,  nas páginas dos livros infantis… Mergulhei “Vinte Mil Léguas Submarinas”  com Júlio Verne… cruzei oceanos caçando “Moby Dyck”… fui atrás de tesouros com “Tom Sawyer”…

E dentre tantas aventuras, uma das que mais mexeu com minha imaginação foi “A Chave do Tamanho” de Monteiro Lobato… Nesse livro, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, querendo acabar com as guerras, vai a um lugar onde ficam as chaves de tudo que há no mundo… Tentando desligar a “chave da guerra”, acabam mexendo na “chave do tamanho”… Num segundo todas as pessoas são reduzidas ao tamanho de insetos e o planeta se transforma totalmente… Ninguém mais teme tanques de guerra ou bombardeiros… entretanto, galinhas e gatos passam a ser ameaças terríveis… Toda a humanidade se vê forçada a se adaptar à nova realidade… o dinheiro perdeu utilidade e coisas desprezíveis como um simples alfinete, um pedaço de linha ou um dedal se tornaram importantíssimas… Enquanto algumas pessoas se adaptavam, outras resistiam à nova realidade, presas a conceitos e valores passados que já de nada valiam …

Nunca imaginei que um dia, já com certa idade, pudesse experimentar, na vida real, uma experiência dessas… mas eu estava enganado… Como no livro, de repente um vírus mudou o mundo que conhecíamos… Tudo ganhou dimensão e valores diferentes…

De uma hora para outra, nos demos conta do quanto estamos próximos uns dos outros e nossas vidas entrelaçadas, apesar de nossas diferenças… Como personagens dessa história real, nos vimos impulsionados a reaprender a viver nessa nova realidade…

Infelizmente, enganam-se aqueles que resistem às mudanças, achando que tudo passará rapidamente… Por maior que seja nosso desejo de voltar à antiga “normalidade”, isso não altera o tempo e os fatos… Nunca mais seremos os mesmos… Precisamos ser realistas…

Mas, como em tudo, haverá uma lição a ser aprendida… Alguns sairão fortalecidos e mais sábios e generosos… Pessoas que compreenderão que somos uma grande família mundial e que precisamos nos amar e cuidar uns dos outros… Entretanto, alguns que se recusam a  mudar seus dogmas e hábitos, talvez tenham que aprender pela forma mais difícil, com perdas irreparáveis e o sentimento culpa por terem fechado os olhos à ciência e o ouvido à razão… até que um dia (que só Deus sabe quando), alguém consiga desligar a chave dessa pandemia… ou acionar em todos nós, as chaves da lucidez e da fraternidade… (B.J.Falcão 01/06/2020)

 

COMENTÁRIOS:

F
Felipe Falcão
É uma perda estarmos vivendo um mundo pandêmico no qual milhares de pessoas morrem diariamente e a vidas humanas estão sendo escolhidas para ocupação dos leitos nos hospitais, como se houvessem pesos para a valorização humana. Em paralelo, vemos que essa situação de "escolha humana" não ocorre apenas nos hospitais, mas também nas ruas de todo o mundo, quando pessoas morrem não por falta de ar que o virus ocasiona, mas sim, pela falta de respeito com a vida humana, levando uma pessoa a sufocar a outra até a morte por preconceito racial. "I can't breathe" - George Floyd Enfim, como diz o texto, que após esse período, possamos sim, sair fortalecidos, mais sábios e generosos com o outro.
A
Administrador do Site
O preconceito certamente é um dos maiores crimes de um ser humano para com seu semelhante... Pior que ele, creio que só o desprezo total... Estamos com um texto pronto para esta semana sobre o tema... Mostra bem como pensamos e agimos... Aguarde.
F
Fabi
A chave está em nossas mãos e devemos saber usá-la para abrir novos caminhos
A
Administrador do Site
Por isso a importância de escolhermos a chave certa... Deus a abençoe Fabíola... E força para o nosso querido Tinga.
A
ARLETE PEREIRA DA FONSECA
A chave é o tamanho ainda. Nesse momento, é o tamanho do valor que damos à vida. Tanto a nossa como a de nossos semelhantes. A guerra é de valores, como aliás sempre foi...
A
Administrador do Site
Como em tudo na vida, temos liberdade... inclusive liberdade para atribuirmos valor às coisas... Como pode uma barra de ouro valer mais que um prato de comida? Abstraia a realidade e valores que conhecemos... Se você estivesse perdida em meio a uma floresta, qual dos dois teria mais valor? É isso que as pessoas não entendem... o valor é maior, quanto mais se faz necessário...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *