Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > UM MUNDO SEM PEDRAS

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

UM MUNDO SEM PEDRAS

21 de junho de 2020
Nenhum comentário

 

Você já se deu conta de que, quando lemos um texto várias vezes, extraímos conhecimentos diferentes como se algo novo surgisse em meio às palavras… E foi assim que, um dia desses me peguei refletindo sobre esta passagem bíblica:

Os escribas e fariseus trouxeram até Jesus uma mulher apanhada em adultério; E disseram-lhe: na lei Moisés mandou que a apedrejássemos. Tu, o que dizes? Jesus disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado que atire a primeira pedra contra ela… Quando ouviram isto, atingidos pela própria consciência, saíram um a um… Então Jesus disse à mulher: vá e não peques mais… (João 8:1-11 – resumido)

Perceba que, em nenhum momento Jesus questiona seus interlocutores se o ato da mulher é certo ou errado? Se ela pecou ou não? Sabe por que? Porque o erro ou o pecado não são o foco da questão, mas sim, qual nossa reação frente a ele…

Observe também que, com exceção de Jesus, nenhum dos personagens tem nome… Sabe por que? Porque esses personagens somos nós no dia a dia… Algumas poucas vezes no chão reconhecendo nosso pecado e implorando misericórdia… mas na maioria do tempo, em pé, prontos para apedrejar nosso semelhante, porque nos achamos melhores que eles…

O ponto central da narrativa é Jesus… Ele deve ser nosso exemplo… Ele não nega a existência do pecado da mulher, mas nos chama a analisarmos nossos próprios erros… Nos convida a nos colocarmos no lugar daquela que está para ser apedrejada… E mesmo reconhecendo o pecado, misericordioso para com nossa natureza humana, perdoa…  Perdoa a adúltera… Perdoa aqueles que a estão julgando…

Quantas vezes nos pegamos reclamando das pedras que nos atiram, sem nos darmos conta de quantas atiramos… Pensemos nisso na próxima vez que nos vermos tentados a pegar uma pedra do chão para arremessar contra nossos irmãos caídos…

Lembre-se que no texto, entre tantos pecadores, Jesus não condenou nenhum…  Antes, nos convidou à reflexão sobre nossa pequenez humana e ao final disse: “vá e não peques mais!”… Deixou assim, duas mensagens: não julgues… se julgar, perdoe… Que a misericórdia Divina contidas nessas linhas nos inspire a julgar menos e a perdoar mais, pois o pecado está, tanto no caído, quanto na mão que apedreja… (B.J.Falcão)                                                                                                                             

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *