Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > TU NÃO TE MOVES DE TI-(B.J.Falcão)

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

TU NÃO TE MOVES DE TI-(B.J.Falcão)

24 de junho de 2020
2 Comentários

“Pra onde vão os trens meu pai? Para Mahal, Tamí, para Camirí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também pra lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.” (TU NÃO TE MOVES DE TI – de Hilda Hilst)

Essa imagem ficou durante muito tempo em minha cabeça…. Pensar que dentro de um trêm eu poderia ir para onde quer que eu fosse e ainda assim, não me movia de mim… A noção de movimento dependia logicamente, do ponto de referência utilizado…. Para quem ficava na estação, eu me afastava… mas para mim, continuava ali, sempre o mesmo…

Nossas vidas são feitas de comparações e referências… Sabemos que é dia, porque existe a noite… Sabemos que há o amor, porque conhecemos a indiferença… Comparamos coisas e pessoas… E ao nos compararmos estabelecemos no nosso semelhante um ponto de referência de quem somos… E para satisfazer nosso ego ou justificar nossa pequenez, estabelecemos comparação com pessoas que consideramos inferiores a nós…

Mas será que é isso que Deus espera de nós? Creio que não.

Jesus nos disse:  “…tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” e “sede santos, porque Eu sou santo”.

Nessas palavras, Ele nos mostra que não devemos nos comparar com nossos semelhantes, mas olharmos para nós mesmos e a tê-Lo como referência…

Quando olhamos para dentro de nós, podemos avaliar se hoje, conseguimos ser melhores que ontem… Quando olhamos para o Cristo, estabelecemos onde queremos chegar… Dessa forma evoluímos e avançamos no caminho da santificação…

Por isso, não importa para onde a vida nos leve… para Mahal, Tamí, Camirí… são só lugares no mapa… Nós não nos movemos DE nós mesmos, mas EM nós mesmos… E é por isso que somos desafiados a crescer onde quer que estejamos… fazendo diariamente uma íntima reflexão que nos afaste de quem fomos… e nos inspirando em Jesus, numa busca constante que nos aproxime do Pai…

Que a partir de hoje, possamos deixar para trás a bagagem de nossos erros nessas viagem que chamamos vida…Uma viagem que começa e termina em nós mesmos.

 

 

COMENTÁRIOS:

A
ARLETE PEREIRA DA FONSECA
Belas palavras. Oposição é necessária em todas as coisas. Muitas vezes trazem inclusive o sofrimento, tão temido e evitado mas que traz aprendizado também.
A
Administrador do Site
Dentro de nós, estamos sempre em constante movimento... às vezes para frente (evoluindo), as vezes para trás (endurecendo nosso coração)... Por isso, mais importante do que "onde" estamos, é "como estamos" internamente...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *