Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > TEMPO DE BOLA

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

TEMPO DE BOLA

7 de junho de 2020
4 Comentários

 

Para quem ama futebol, é gostoso ver um craque mais velho jogar… ele já não tem o preparo físico, a elasticidade e os reflexos dos jogadores jovens e compensa isso com sua experiência. Seu futebol é sofisticado… Como um maestro – ele rege o time… Conhece os “atalhos do campo” e está sempre no lugar certo na hora certa…

Com visão de jogo, sabe, sem olhar, onde cada companheiro vai estar… Deixou de ser individualista e agora “joga para o time”… Seus dribles perderam a beleza plástica das “firulas”, mas ganhou em objetividade… Respeita o adversário e não foge do jogo, mas evita as bolas divididas… Não se preocupa em arrancar aplausos, mas em fazer o gol decisivo, ainda que de canela ou chutando de bico…

Ciente de sua liderança, o craque assume a responsabilidade nos momentos difíceis, organiza o time e leva os outros jogadores a darem o melhor de si… Os mais jovens olham para ele e dizem: “esse é o cara”… Quando “pendura as chuteiras”, ainda é lembrado, pois tem muito a ensinar…

Na vida, com o passar dos anos, nós também vamos perdendo o vigor físico… É preciso buscar algo mais… A idade deve nos acrescentar mais do que rugas ou dores nas juntas… é preciso adquirir experiência – chegar a maturidade com sabedoria, equilíbrio e espiritualidade… Tornarmo-nos mais sofisticados… Não corremos atrás de mais nada, mas aprendemos a administrar o que temos, seja saúde, dinheiro ou relacionamentos… Antecipamos os problemas de forma a evita-los… Nossa visão está mais apurada – vemos com clareza o todo, de forma crítica, mas com distanciamento e imparcialidade…

Deixamos de ser individualistas… Compreendemos que não “jogamos” sós – a vida é coletiva… Pensamos mais nos outros e sabemos com quem podemos ou não contar… Temos opinião própria, mas evitamos embates desnecessários… Respeitamos os opositores, sem vê-los como inimigos… Trocamos as futilidades pelas coisas objetivas… Sem vaidades, buscamos o resultado de forma simples…

Cientes do respeito que alcançamos, assumimos responsabilidades em momentos difíceis, onde quer que estejamos, levando outras pessoas a darem o melhor de si… Os mais jovens aprenderão a confiar em nós… E quando já nos faltarem forças para liderar, ainda podemos ser bons conselheiros e servir de exemplo…

Por isso, meus amigos, temos que “correr atrás” antes que o jogo acabe… O tempo passa rápido e com ele a juventude, a beleza e a força… Precisamos buscar sabedoria, para não acabarmos como “pernas de pau”… Aqueles que não sabendo envelhecer, guardam suas mágoas como troféus e vivem de saudosismo… Aqueles que perderam o “tempo da bola” e, sem servir de modelo para a nova geração, tem apenas amargura, palpites e críticas sobre a vida. Pensemos nisso. (B. J. Falcão)

COMENTÁRIOS:

A
ARLETE PEREIRA DA FONSECA
Muito lindo! "O tempo nos faz todos iguais". A vida é campo enorme onde nem todos sabem onde é o gol. Na verdade o show sempre foi no campo mesmo.
A
Administrador do Site
A sabedoria da maturidade nos proporciona escolhas melhores...e possibilita alcançarmos objetivos que nem mesmo o auge da força física nos permitia...
Z
Zé Carlos
Perfeita analogia, parabéns. A rainha e o tempo, Duracel kkk. O poder efêmero. Grande jogo!!!
A
Administrador do Site
Nem me diga Zé Carlos... acho que a perfeição do ser humano seria termos o vigor da juventude com a sabedoria da maturidade...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *