Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > O RINOCERONTE NO ESPELHO

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

O RINOCERONTE NO ESPELHO

30 de junho de 2020
4 Comentários

A obra “O RINOCERONTE” de Eugène Ionesco, datada de 1959, decorridos mais de 60 anos, continua muito atual: Em uma cidade pacata, onde nada de extraordinário acontece, a vida de todos é transformada completamente pela passagem de um rinoceronte. Sem entenderem a procedência do paquiderme, as pessoas começam a entrar em conflito, enquanto a fera se prolifera incontrolável e misteriosamente. Aos poucos as pessoas começam a ser dar conta de que são os próprios vizinhos, colegas e familiares que estão se transformando em rinocerontes, como uma epidemia. Todos são afetados, um a um… Todos cooptados a se tornarem feras, seja por violência, contágio, sedução ou simples desistência de si… Apenas um homem irá resistir…

Mudanças ocorridas com velocidade incomensurável, tem feito com que percamos o contato com a realidade… Coisas que outrora nos espantavam e provocavam revolta, foram assimiladas com naturalidade ou substituídas por outras ainda piores…

Fatos isolados, tornaram-se corriqueiros… Fizemo-nos mais egoístas e violentos na disputa por espaços… fomos cooptados pelo mundo do consumo, seduzidos pelas novidades ou apenas nos abandonamos, indiferentes ou incapazes de resistirmos às transformações…

As feras que nos cercavam, proliferaram…  Há uma fera em potencial escondida em muitos de nós… Uma fera pronta a se revelar e atacar…

Aos poucos fomos perdendo a humanidade… Em cada canto uma fera…. um rinoceronte: míope, irracional e extremamente feroz… incapaz de ver muito bem… incapaz de raciocinar coerentemente… mas sempre disposto a reagir com violência, impondo-se pelo tamanho e pela força…

E o pior é que eles já não nos espantam mais… Nos acostumamos a vê-los perambulando, bramindo e grunhindo, levantando poeira por onde passam… Eles fazem parte de nossa paisagem urbana, de nosso cotidiano…Eles estão nos locais de trabalho, nas escolas, na igrejas, no bares… onde quer que estejamos… Cuidado!

Cuidado para que um desses rinocerontes não apareça, sorrateiro, nos encarando nos olhos, no reflexo de nosso espelho…  (B.J. Falcão)

 

COMENTÁRIOS:

R
Rogério Vilches
Perfeito! Uma realidade.
A
Administrador do Site
Obrigado meu amigo... Obrigado por apreciar minha filosofia calcada em meras experiências de vida... É um sinal que tenho evoluído pouco a pouco e conseguido encontrar eco no coração de outras pessoas... Abraço.
A
ARLETE PEREIRA DA FONSECA
Tenho tentado controlar a fera que surgiu dentro de mim e que sai instintivamente em minha defesa e tbm de outros vulneráveis aos ataques. Não é nada fácil. Principalmente tenho esperado ver novamente meus amigos que foram engolidos por essa selvageria que passou correndo por nós, voltarem a ser o que eram. Não posso acreditar que se tornaram aquilo que sempre disseram não aceitar.
A
Administrador do Site
Realmente é difícil aceitar... mas penso que as pessoas dificilmente mudam... As vezes é a falta de oportunidade que as faz parecerem mais dóceis... As vezes é o carinho que temos por elas que nos faz vê-las assim... Mas o principal é tentarmos encontrar o equilíbrio para não nos tornarmos um deles... Como diz, Hermógenes no poema "SE": "... Se algum ressentimento, Algum ferimento Impedir-me do imenso alívio Que é o irrestritamente perdoar, E, mais ainda, Se ainda não souber sinceramente orar Por quem me agrediu e injustiçou… Se seguir protestando Reclamando, contestando,Exigindo que o mundo mude Sem qualquer esforço para mudar eu… Terei meramente sido vencido pelo fim, Sem ter atingido a Meta."... Ninguém mais do que eu sabe a dificuldade de vencer a fera que surge dentro de nós contra as injustiças, mas esse é o grande desafio... O grande desafio de, sendo tão pequenos, dominarmos o gigante terrível que habita dentro de nós... Deus não espera menos de nós...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *