Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > IMPREVISÍVEL OU IMPREVISTO?

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

IMPREVISÍVEL OU IMPREVISTO?

22 de julho de 2020
Nenhum comentário

 

Grande parte das pessoas tem o costume de confundir “imprevisível” com “imprevisto”… e isso é um grande risco.

Imprevisível é aquilo que foge totalmente à lógica e à nossa capacidade de acreditar possível de acontecer… Ex: estou andando e um meteoro cai na minha cabeça… Já imprevisto é aquilo que apesar de possível, nós deixamos de prever e prevenir… Ex.: pular em um rio sem conhecer a profundidade, sem tirar as botas, ou não sabendo nadar direito… A chance de afogamento é imensa…

No primeiro caso, somos vítimas do “acaso”…. no segundo, somos vítimas de nós mesmos – de nossa imprudência, de nossa negligência ou de nossa imperícia…

Quantos de nós poderia dizer que estava prevenido para esta pandemia? Quem poderia imaginar nossas vidas viradas de ponta cabeça à mercê de um inimigo invisível e extremamente letal? Entretanto se olharmos para trás, veremos que isso já ocorreu outras vezes. Tivemos a gripe espanhola, a peste negra e, bem mais recentemente o ebóla e o H1N1…

Portanto, apesar de improvável, muitas coisas são previsíveis… E não estou me referindo apenas a acidentes ou doenças… Em meu trabalho (justiça), o que mais vejo são pessoas chocadas com maridos que mataram suas esposas. Porém analisando o processo vemos que desde a época de namoro ele  ofendia e agredia a companheira… E eu pergunto: era mesmo imprevisível que ele viesse a matá-la?

A vida exige prevenção e planejamento… Quando algo, mesmo improvável, é possível, temos que guardar uma certa cautela e… ter sempre um plano “B”…

Atualmente, muita gente está desesperada… mas a pergunta é: você acostumou-se a manter uma “reserva emergencial”?  Você pensou em outra habilidade que possui e que pudesse mantê-lo caso seu emprego deixasse de existir?

Infelizmente, não temos por hábito a prevenção… muito menos, pensarmos em um plano “B”, para nossas vidas… Por isso muitas pessoas fracassam nos estudos, nas escolhas profissionais,  nos relacionamentos… Por isso muitas empresas fecham as portas em menos de um ano após a festiva inauguração…

Talvez o maior ensinamento que o COVID-19 tenha nos trazido, é a necessidade de deixarmos de culpar o “acaso”…  Precisamos assumir o protagonismo em nossas vidas: observar o mundo ao nosso redor… estudar as possibilidades… aproveitar oportunidades… ter cautela com as finanças… elaborar um planejamento  para nossos objetivos… e sobretudo, termos um “plano B” – uma rota de fuga, uma válvula de escape para momentos difíceis…

Pensem nisso… Em breve teremos uma vacina para o COVID-19… mas nunca seremos capazes de fabricar uma vacina contra nosso descaso e omissão para com nosso futuro pessoal…

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *