Home > Blog > REFLEXÃO -FÉ > CAMINHANTES

Blog

Felicidade com Deus tem sido uma realidade em nossas vidas. Enquanto no site, trataremos de assuntos relevantes com maior profundidade, esse blog estará voltado para pequenas lições do cotidiano, não menos importantes, mas de forma mais prática e acessível

CAMINHANTES

15 de maio de 2020
4 Comentários

 

Assistindo a um debate teológico,  ouvi um dos participantes, dizer  que “a filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual, o mundo continuaria tal e qual”. Era o reverso da mesma medalha das muitas vezes que ouvi filósofos ateus tratarem a teologia com desprezo. Penso que toda reflexão é válida e que,  fé e ciência, podem e devem coexistir em nossas vidas.

Filosofia é reflexão sobre nossa vida terrena; Teologia, a reflexão sobre as coisas de Deus. Refletir sobre o mundo ou decorar doutrinas, em si, tem pouco valor se não alteram nossa existência. A filosofia, assim como a teologia, deve nos conduzir a transformações pessoais e à ação. Refletindo sobre isso, criei para mim, o “princípio da utilização do conhecimento”. Por esse “princípio pessoal”, qualquer conhecimento adquirido tem que ter uma “utilização”. (Observe que uso da palavra “utilização” e não “utilidade”. Para diferenciá-las criei, na cabeça, uma imagem maluca, baseado na grafia de ambas: “utilização” me lembra útil + ação, já que exige aplicação prática… e “utilidade”, me remete a útil + vaidade: o conhecimento que não se partilha,  à serviço exclusivo da satisfação do meu ego, ou seja, “o conhecimento pelo conhecimento” que diferencia o teórico do prático… o filósofo do sábio… o teólogo do cristão…

Meditar sobre o mundo, sem uma postura crítica e ações participativas, é algo vago; da mesma forma, estudar a Palavra e não aplicar seus conceitos, é a aceitação de uma fé oca.

Filósofos que não contribuem para a transformação do pensamento e da sociedade, são como réplicas de  “O Pensador” de Rodin, em eterna postura de reflexão, sem nada produzir. Da mesma forma, o cristão sem obras. Se Cristo é o modelo, temos que nos atentar para o fato de que ele estava sempre agindo no meio do povo: ensinando, curando… nunca de forma estéril, debatendo as escrituras com os doutores da lei, nas sinagogas.

Veja o que nos ensina a Palavra em Tiago 2:14 e 17 – “Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém…a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma.”

A filosofia e a teologia só são válidas quando geram transformação e produzem uma ação… O “pensar sobre as coisas”, nos mostra o rumo… mas o caminho  se faz no andar… A filosofia nos desafia a caminhar coletivamente, como sociedade… A teologia, nos convida a caminhar unidos, como irmãos… E assim, nossa natureza humana e nossa essência divina, seguem juntas, lado a lado… Este é meu norte e, se você se dispuser a um primeiro passo, a gente vai acabar se encontrando por aí… como cidadãos do mundo… como irmãos… (B. J. Falcão)

 

COMENTÁRIOS:

A
ARLETE PEREIRA DA FONSECA
Muito lindo isso. Agradeço a Deus por poder seguir junto nesse caminhar. Penso da mesma maneira. O propósito de Deus é utilização de todo o seu ensinamento entre nós. Muito pouco ou quase nada, pede a ele mesmo. Filosofia e teologia estão a serviço do crescimento pleno do homem.
A
Administrador do Site
Obrigado Arlete.... Todo conhecimento é válido, cabendo a nós apenas decidir entre aqueles que inspiram nosso crescimento... e aqueles que nos mostram por onde não seguir e que, apesar disso, também deixam seu aprendizado... Abraço e que Deus a abençoe.
C
Camila
Belo texto! A fé sem obras é morta.
A
Administrador do Site
Obrigado Camila... como você disse, a fé sem obras é morta... E me arrisco a completar: a vida sem fé também é morta... Dessa forma, compreendemos que nossa vida é nossa obra... Muita gente pergunta o sentido da vida, apesar da resposta ser simples: o sentido da vida é realizarmos a obra do Pai, em benefício de nosso semelhante...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *